Início Destaque Debate na Câmara aborda violência contra a mulher

Debate na Câmara aborda violência contra a mulher

41
Violência contra a mulher: várias facetas, várias reações. Foi esse o tema de um debate que aconteceu na Câmara do Recife, na Sala das Comissões. A discussão, conduzida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), reuniu mulheres de diversos setores da sociedade, numa troca de experiências que integrou o Mês de Mobilização de Todos Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres – também conhecido como Campanha do Laço Branco – na Casa de José Mariano.
A Campanha, que acontece sempre no mês de dezembro, foi instituída no Recife em 2017 por iniciativa de Ana Lúcia. Seu objetivo é mobilizar todos – homens, inclusive – no engajamento pelo fim da violência contra a mulher.

A parlamentar destacou a pluralidade das debatedoras presentes na ocasião. “A ideia é que nós agregássemos diversas mulheres que militam em vários movimentos dentro dessa temática pela não violência contra a mulher. Temos uma delegada, uma mulher negra, uma médica, uma advogada”, disse. “O que a sociedade quer que façamos é que a gente vá para o debate e agregue outras mulheres que estão em situação e violência, ou que já superaram e podem contribuir. O fato é que a gente quer o fim da violência contra nos mulheres.”

Antes do debate, uma intervenção artística encenou as diversas formas de violência contra a mulher existentes. Além de Ana Lúcia, sentaram à mesa de discussão a militante de comunidades tradicionais Bernadete Lopes, a advogada Emília Queiroz, a psicóloga Silvana Cardoso, e a delegada de polícia Verônica Azevedo.

Azevedo enalteceu o papel da Câmara do Recife no movimento pelo fim da violência contra a mulher. “Este é o melhor local para que a gente consiga trazer essa preocupação da comunidade, especialmente das mulheres, com esse tema. Infelizmente, existe uma estatística muito grave no nosso país e no nosso Estado em relação à violência doméstica. Esse tema não poderia deixar de estar dentro da agenda da Câmara. Estamos muito felizes em ter pessoas de diversas áreas abordando isso aqui. É um debate preparatório para o Dia da Mulher.”

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here